13_pasta
AutoCad DWF

Formas de Salvar e Enviar para Clientes Desenhos em Autocad

Olá! Em muitos casos, os utilizadores do AutoCad precisam remeter seus projetos, estudos ou Layouts aos seus clientes. Mas não tem conhecimento das formas que essa operação pode ser realizada.

Em alguns casos, a intenção do projetista é que o cliente não possa "reaproveitar" o arquivo para edição, ou seja, que seja um arquivo "ready only" (somente leitura).

Em outros casos, o cliente não possui um programa CAD que seja capaz de abrir arquivos em *.Dwg.

Existem várias formas de trabalhar com os seus arquivos dwg, para  alcançar os exemplos citados.

Hoje vou demonstrar algumas possibilidades e maneiras de enviar desenhos para clientes que possuem e que não possuem AutoCad Instalado.

As dicas poderão ou não funcionar em seu AutoCad, dependerá da versão que você possui! As dicas que darei serão normalmente empregadas para desenhos em 2D, ou seja, detalhamentos, vistas isométricas, e outras anotações. Mas em alguns casos, também serão aplicadas para desenhos em 3D desenvolvidos no AutoCad.

Então vamos lá!

01: Dentro do AutoCad com o Arquivo Aberto vá em "File" > "Export":

Exportar em *.dwf: Você pode exportar seu arquivo em dwf, e caso seu cliente possuir o Autocad, ou outro visualizado dwf, abrirá seu desenho sem problemas, e poderá apenas executar a serviços de visualização (visualizar, imprimir,etc)

Caso seu cliente não possua o dwf instalado, você poderá enviar seu desenho por email, e orientá-lo a utilizar a ferramenta FreeWhell: http://freewheel.autodesk.com/index.aspx, onde ele poderá submeter o arquivo ao site e assim visualizá-lo.

02: Dentro do AutoCad com o Arquivo Aberto vá em "File" > "Export":

Exportar em Metafile *.wmf. Esse é um ótimo formato para exportar seu desenho a clientes que não possuem o Autocad instalado.

O arquivo é exportado como metafile e pode ser aberto utilizando o próprio visualizador de imagens e fax do windows (o mesmo que normalmente abre arquivos de imagens para visualização, padrão do windows). Com este formato a visualização é perfeita, com qualidade de zoom como o próprio AutoCad.

Esse arquivo pode ser também importado para formato dwg através do menu "Insert">"windows metafile" dentro do AutoCad.

A desvantagem deste método é que somente poderemos utilizar um ambiente, ou Model Space, ou o Layout (antigo paper space).

03: Dentro do AutoCad com o Arquivo Aberto vá em "File" > "Export":

Exportar em Bitmap *.bmp. Esse já um formato menos aconselhável, pois gera um arquivo de péssima qualidade, muito grande e sem nenhum recurso.

04: Utilizando o "Edit">"Copy Link"

Através do menu "Edit">"Copy Link", você pode copiar todo o desenho que está na tela de seu AutoCad (é preciso que apareça na tela todo o conteúdo que você quer copiar).

Assim, após copiar, abra o Microsoft Word, á em "editar">"colar especial" e escolha "imagem (MetaArquivo do windows)">"ok". Você acabou de colar seu desenho no word, com ótima qualidade de visualização. Com esse procedimento você gera um arquivo de alta qualidade e de somente leitura.

05: Utilizando o "Plot" do AutoCad

Após executar o comando "Plot", vá no table "Printer/Ploter" e selecione o formato que você quer exportar o desenho:

PDFCreator - Exporta desenho em formato *.pdf

Publishtoweb JPG - Exporta desenho em formato *.Jpg

Publishtoweb PNG - Exporta desenho em formato *.Png

Após selecionar o formato basta escolher o tamanho da folha. Quanto maior o formato, maior a definição do arquivo final.

06: Utilizando o "Plot" do AutoCad para AutoCad sem opção de plotagem em *.Pdf

Caso seu AutoCad é de versão mais antiga, que não possui originalmente a opção de plotar em *.pdf, baixe uma impressora virtual pdf. Eu sugiro o "Pdf Creator" (http://www.baixaki.com.br/download/pdfcreator.htm). Após baixar, instalar e reiniciar seu computador faça:

Execute o comando "Plot", vá no table "Printer/Ploter" e selecione "PDF creator". Prossiga com a impressão e salve seu arquivo em formato pdf.

Pessoal, essas são as formas mais comuns e eficientes para gerar um formato de desenho e encaminhar para seus clientes! Existem outras possibilidades, mas as que descrevi, considero para a maioria dos casos as melhores soluções.

Em breve reproduzirei aqui uma forma muito interessante de criar apresentações de seus arquivos criados no AutoCad e Autodesk Inventor!

Por hoje é só!

Até o próximo post!

3 thoughts on “Formas de Salvar e Enviar para Clientes Desenhos em Autocad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *