Fabrica do Projeto

Como Copiar ou Duplicar Projetos no Inventor Mantendo as Referências!

Em inúmeras situações os usuários do inventor e demais softwares de modelagem 3D possuem a necessidade de copiar ou reaproveitar uma montagem com todas as suas partes e referências. Este processo normalmente envolve a cópia, a alteração do nome e a manutenção dos links entre os novos arquivos criados. Para muitos usuários este é um processo complexo que pode resultar na perda de informações e até mesmo na alteração acidental dos arquivos originais. Hoje segue a dica para usuários do Autodesk Inventor.

No Inventor, através do Vault (software de gerenciamento de projetos externo), existe essa possibilidade. Mas se você não trabalha com o Vault? Então confira algumas opções:

  • Copiar a pasta com todas as partes, colar em novo local, renomear e referenciar arquivo por arquivo (e podem ser milhares) através de um processo chato, demorado e passível de erros;
  • Utilizar o "Design Assistant", programa que acompanha a instalação do Inventor, que tornar possível a visualização de toda estrutura do projeto, e também possibilita que você renomeie seu projeto sem perdas de referência entre arquivos. Porém outro processo realmente "doloroso", difícil e com produtividade  "ZERO";
  • Ou então....utilizar o CLONEFOLDER, em nossa opinião, a melhor opção até o momento!

CloneFolder é uma ferramenta que permite renomear e copiar um lote de arquivos IAM/ IDW / DWG e arquivos referenciados (incluindo as peças de substituição e Ole-referências, etc) para outro local e atualizar os arquivos referenciados no arquivo IAM/ IDW / DWG!

Confira abaixo o guia de utilização do programa. Você poderá localizar e substituir através de busca automática os nomes de todo os arquivos de seu projeto em apenas alguns minutos!

Infelizmente este plugin foi descontinuado da plataforma Labs da Autodesk. Porém funciona sem problemas para versões 2011, 2012 e 2013. Não testamos na versão 2014. Ótimo plugin para todos os usuários Autodesk Inventor!

 Faça seu Login ou Crie sua conta para baixar o programa através da Fábrica do Projeto! 

 

 

One thought on “Como Copiar ou Duplicar Projetos no Inventor Mantendo as Referências!

  1. Também aconselho a conhecerem os plugins Rename, InsertCopy e ReplaceCopy todos disponivéis no site Exchange da Autodesk.
    ConsultCAD

    Você poderá renomear, inserir ou substituir peças idênticas sem o vinculo com a Original e o Drawing junto. Tudo sem sair do ambiente do Autodesk Inventor, evitando assim qualquer perda de link com os Conjuntos e seu Projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *