Acionamentos Geração de Energia Projetos Inovadores Projetos Mecânicos

Motocontínuo: Geração de energia através da Gravidade

Você já ouviu de um amigo uma ideia considerada "maluca"? Pois bem, as mais brilhantes ideias já foram consideradas "malucas" no passado: Energia elétrica, transmissão wireless, a aviação, etc, e seus criadores considerados "loucos"!

Aqui na Fábrica do Projeto uma ideia publicada de um mecanismo gerador de energia a gravidade, de nosso amigo Murilo Luciano Filho, já foi apresentada e causou certo "tumulto" entre os visitantes que resolveram se manifestar através dos comentários (Link aqui: http://www.fabricadoprojeto.com.br/2011/03/desafio-a-engenheiros-e-projetistas-turbina-por-gravidade/).

Na mesma linha de idéias nada convencionais, uma empresa gaúcha, RAR Energia,  está divulgando a construção de uma máquina capaz de gerar energia, do mesmo modo já apresentado por Murilo, através da gravidade!

Confira abaixo texto retirado do site "ciclovivo".

Depois de anos de suspense e anúncios misteriosos nas páginas dos jornais de Porto Alegre, finalmente, segundo a empresa RAR Energia, foi concluída a montagem de um gerador que aproveita a força da gravidade para gerar energia renovável. Conhecido como moto-contínuo, o sistema aproveitaria uma fonte interminável sem emitir poluição no ambiente e nem aumentar a temperatura do planeta.

 

Disponível a qualquer hora, em qualquer lugar e na quantidade que for necessária, a energia da gravidade do planeta seria aproveitada sem causar desequilíbrios no meio ambiente, diferente dos métodos convencionais de geração, que culminam em diversos impactos na natureza. A máquina construída pela empresa seria a única em funcionamento, no mundo inteiro, que utilizaria a força da gravidade para a produção de eletricidade.

 

O sistema, também chamado de máquina de movimento perpétuo, desafia os consensos da física, uma vez que rompe com as leis da termodinâmica, e, ainda, a Lei Áurea da Mecânica – a qual estabelece que todo trabalho aplicado deva ser maior ou igual ao trabalho realizado. Ainda assim, durante as etapas de montagem do gerador, os cientistas disponibilizaram um exemplar do inacreditável sistema em menor tamanho na sede da empresa.

Segundo o site da empresa, o equipamento que aproveita a gravidade do planeta é acionado por um sistema mecânico e tem capacidade de geração de 30 kW – num primeiro momento, a ideia deles seria construir um conceito, a fim de impulsionar este método de geração no mundo todo.

 

Ainda segundo a empresa, um modelo idêntico ao que foi recentemente finalizado na capital gaúcha estaria sendo desenvolvido por eles cidade de Gilman, no estado norte-americano de Illinois.  A máquina foi inspirada num motor a combustão, em que um conjunto de pesos é equivalente ao combustível e aos pistões, que acionam as bielas conectadas ao virabrequim.

 

Em resposta a um e-mail do site norte-americano PESWiki, Renato Ribeiro, presidente da RAR Energia, disse que este tipo de tecnologia tem sido estudado ao longo dos séculos, e por isso, é natural que as pessoas estejam céticas. Ele prometeu que a tecnologia irá surpreender a muita gente e disse que a patente já foi solicitada.

 

As informações foram divulgadas pela empresa no último sábado em um anúncio no jornal Folha de São Paulo e em seu site. Apesar disso, ainda não existe comprovação alguma da veracidade da máquina pela comunidade científica. Além disso, nenhum vídeo do sistema em ação foi divulgado.

Confira mais no site da empresa: http://www.rarenergia.com.br/. 

 

Ao que tudo indica o projeto não prosperou. A página da empresa está fora do ar no momento e não existem mais indícios do sucesso deste projeto. Para informação: http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=1333

 

Possui outras notícias? Deixe também seu comentário!

3 thoughts on “Motocontínuo: Geração de energia através da Gravidade

  1. Na verdade a gravidade é uma campo magnético muito forte capaz de atrair todos os tipos de materiais contidos em nosso planeta. Essa maquina ao funcionar irá ocasionar, no mínimo, perdas por atrito e calor pois é um sistema mecânico, gostaria de saber como eles vão eliminar estas perdas para transformar em um sistema contínuo. Se conseguirem isso irão ganhar um prêmio nobel.

  2. Essa empresa, está construindo um moto contínuo, digno dos Faraós, tão grande é a coisa.Mas, Mãe Natureza, NÃO PERMITE que isso exista, não importa o quanto o FANFARRÃO ddiga, que vai funcionar.SE funcionasse, iria produzir energia, DO NADA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *