3D AutoCad Texturas

Simulando a água no AutoCAD

AutoCad: Tutorial de como Simular efeito de água na renderização:

1 - Na tela temos o projeto de uma piscina que será utilizado para a criação e simulação de um material do tipo água.

2 - Observe que dentro da piscina foi criada uma superfície plana, representando o nível da água.


3 - Inicialmente, vamos acessar o editor de materiais do AutoCad (Tools > Palettes > Materials), criar um novo material e nomeá-lo como “Água”.

4 - Para o gabarito do material, vamos selecionar a opção WATER (água).

5 - Observe que o índice de refração (refraction index) foi ajustado para 1,33. Este valor representa o real comportamento da água.


6 - Agora vamos aplicar o material sobre a superfície plana e renderizar a cena.

Aplicando o material sobre a superfície selecionada.


7 - Renderizando a cena.

Observe que a superfície ficou transparente e a refração do material está fazendo com que os azulejos vistos através do plano fiquem numa posição diferente da que realmente estão. No entando, a água ainda está um pouco escura.


8 - Sendo assim, vamos retornar ao editor de materiais e aumentar o brilho da cor de difusão da água, selecionando uma tonalidade mais próxima ao branco.

Aumentando o brilho da cor de difusão - Observe o resultado:

9 - Para finalizar, podemos produzir uma sensação de movimento na água, aplicando uma imagem no campo BUMP MAP (mapa de saliências) e configurando os valores de escala e presença.
Carregando a imagem

Ajustando a escala

Observe o resultado:

Tutorial retirado de: http://autocadcad.blogspot.com/2009/04/tutorial-simulando-agua-no-autocad.html

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