AutoCad AutoLisp Cálculo Mecânico Programação CAD Tabelas Técnicas

AutoCAD Detalhamento: Cálculo Automático de Peso em Listas de Materiais

Durante o detalhamento de projetos executados em Autocad em duas dimensões, uma das tarefas que dispende tempo para o desenhista / projetista é o cálculo de peso da lista de materiais.

São necessárias diversas consultas a tabelas e localização dos pesos específicos para as mais variadas bitolas.
A tarefa de levantamento de peso requer redobrada atenção por parte do profissional que executa o serviço. Não é incomum o preenchimento com informações incorretas, decorrentes da excessiva repetição de quantidade de consultas e cálculos.

Para simplificar essa tarefa, economizar tempo e reduzir os erros, a Fábrica do Projeto desenvolveu uma rotina LISP  que calcula de forma prática o peso de diversos perfis e chapas.

A rotina é executada através do comando "PES". Após execução do comando basta que sejam selecionadas a descrição e a quantidade do material que o peso unitário e total são calculados automaticamente e os valores preenchidos nos campos reservados.

Vale observar que a largura das colunas deve ser respeitada conforme arquivo modelo, assim como a exatidão na formatação de descrição dos materiais. Deverão ser seguidos conforme modelo apresentado.

A Rotina calcula o peso para os seguintes materiais em aço carbono SAE1020 / A36 ou com peso específico de 7850Kg/m³:

  • Viga I
  • Viga U
  • Chapa
  • Redondo
  • Ferro Chato
  • Cantoneira

O aplicativo é limitado dentro de uma margem de bitolas cadastradas. Quando um material não cadastrado é selecionado, o usuário e informado para calcular o peso de forma manual.

O download da rotina, assim com o arquivo DWG modelo é exclusivo para Membros Nível 3: Sócios da Fábrica do Projeto.

Ainda não é Sócio? Não perca tempo! Por muito pouco você poderá acessar uma vasta quantidade de mateiriais para agilizar seu cálculo, projeto e desenvolvimento! Clique Aqui!

Confira a Rotina em ação:

Confira mais rotinas da Fábrica do Projeto em: http://wp.me/P14bsQ-pq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *