Cálculo de Bombas Centrífugas

Bombas centrífugas são os equipamentos mais utilizados para bombeamento e transferência de líquidos no saneamento básico, na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais e indústrias em geral.

Aqui você encontrará informação para seleção e dimensionamento de bombas centrífugas, suas aplicações e características construtivas, bem como dados hidráulicos de vazão e altura manométrica tabelados.

Dica: Realize o download e utilize nossas planilhas para cálculo e dimensionamento de bombas centrífugas: Planilhas de Cálculo

CONCEITO GERAL:

1. Definição: São Máquinas Hidráulicas Operatrizes, isto é, máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a recirculá-lo ou transportá-lo de um ponto a outro.

Portanto, o uso de bombas hidráulicas ocorre sempre que há a necessidade de aumentar-se a pressão de trabalho de uma substância líquida contida em um sistema, a velocidade de escoamento, ou ambas.

A entrada do líquido na bomba é chamada de sucção, onde a pressão pode ser inferior à atmosférica (vácuo) ou superior. O local de saída do líquido da bomba é conhecido como de recalque. A diferença de pressão na sucção e no recalque da bomba é conhecido com altura manométrica total (Hman)e que determina a capacidade da bomba em transferir líquido, em função das pressões que deverá vencer, expressa em energia de pressão.

2. Classificação: Devido a grande diversidade das bombas existentes, adotaremos uma classificação resumida, dividindo-as em dois grandes grupos:

A. Bombas Centrífugas ou Turbo-Bombas, também conhecidas como Hidro ou Rotodinâmicas;

B. Bombas Volumétricas, também conhecidas como de Deslocamento Positivo.

O primeiro passo para escolha de uma bomba é a estimativa da vazão que a mesma deverá fornecer. Esta informação deve ser obtida a partir de índices técnicos existentes na literatura (Veja no material disponível para Download). Os fabricantes geralmente informam a vazão que uma bomba é capaz de fornecer na unidade m3/h.

Consulte aqui o material completo, e dimensione a bomba correta para sua aplicação:






Confira também as planilhas para cálculo de bombas e sistemas de bombeamento. Ingresse como N3 (Membro N3) e faça o download:

Precisando de Modelos ou Blocos 3D de Bombas Centrífugas? Acesse: http://blocos.fabricadoprojeto.com.br


Cálculo de Bombas Centrífugas
Rolar para o topo
Holler Box