3D Autodesk Inventor Projetos em 3D Softwares CAD SolidEdge Solidworks

Autodesk Inventor para Facebook: Crie um Post interativo em 3D!

Você já encontrou alguma postagem no Facebook em 3D recentemente? Aqui está um exemplo, se você ainda não viu. Alguns de vocês podem ter perguntado: “Como eles conseguiram um modelo 3D lá?” Os visitantes especularam se era o Autodesk Viewer ou algo novo no Inventor. Bem, não é tão novo assim. É um recurso do Facebook que foi lançado há cerca de dois anos. Então, por que não estamos vendo toneladas de modelos 3D postados? O processo é fácil, mas não é apenas um clique de um botão. Existem vários caminhos opcionais para criar o arquivo que você irá colocar no Facebook. Vou tentar facilitar o máximo possível.

Passo 1 - Seu Modelo no Inventor

O processo começa no Inventor. A primeira coisa que você deve considerar é o tamanho da montagem e a complexidade da geometria do modelo. Pode ser necessário suprimir componentes desnecessários ou geometria complexa do seu design antes de exportar. Mais tarde, discutirei os limites exatos de tamanho de arquivo para o Facebook.

Etapa 2 - Exportar

Quando seu modelo estiver pronto, é hora de exportá-lo como um tipo de arquivo OBJ. Este é um formato de arquivo 3D que pode ser aberto em vários programas de edição de imagens 3D. Ele também carrega as coordenadas 3D, mapas de textura e outras informações sobre objetos. Antes de exportar o arquivo, certifique-se de selecionar o botão de opções. Você deve tornar o arquivo o menor possível clicando em baixa resolução ou personalizado. Se você usar personalizado, arraste o desvio normal até a direita. Isso irá transformar arestas circulares em polígonos. Você pode não gostar do aspecto inicial, mas a maioria dos usuários do Facebook não notará a baixa resolução.

Etapa 3 - Abrir no Paint 3D

Para usar seu design no Facebook, você precisa de um arquivo GLB. Existem várias opções para criar essa extensão de arquivo. O que estou usando é o 3D Paint. Está incluído no Windows 10. Se você estiver usando uma versão diferente do Windows ou um sistema operacional diferente, talvez seja necessário pesquisar na Web por um aplicativo alternativo. Eu vi mesmo páginas da Web que criarão um GLB simplesmente arrastando em seu arquivo OBJ.

Ao abrir seu arquivo OBJ, ele solicitará as cores e texturas. Eu acredito que você pode selecionar a pasta raiz para o arquivo e ele irá encontrar a pasta de textura automaticamente.

Passo 4 - Salve o GLB

Por fim, salve o modelo 3D como um arquivo GLB.

O tamanho do arquivo determinará se ele pode ser usado como uma postagem em 3D. Deve ser menor que 3,14 MB. Vou falar mais sobre isso no próximo passo.

Passo 5 - Poste o GLB no Facebook

Esta é a parte mais fácil. Entre na sua página do Facebook. Selecione "No que você está pensando" como faria normalmente ao postar uma mensagem, foto ou vídeo. 

Em seguida, arraste e solte o arquivo GLB para a caixa de edição onde você digita sua mensagem. Se o tamanho do arquivo for muito grande, você receberá a seguinte mensagem.

Clique no link "Saiba mais" e ele fornecerá um botão de upload para validar seu arquivo e informar por que ele não pode ser usado. Na maioria das vezes, é devido ao tamanho do arquivo ou às texturas usadas para os componentes. Isso ajuda a diagnosticar o problema para que ele possa ser resolvido rapidamente.

Se o GLB for válido, você verá seu modelo 3D! A menos que você tenha uma mensagem para acompanhá-la, ela estará pronta para ser enviada para todos os seus amigos ou clientes.

Confira também no YouTube as instruções para você visualizar ou compartilhar com amigos.

Confira artigo original em: http://tiny.cc/eitc6y

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.