Fabricadoprojeto Analise elementos finitos API PARTE e
Analise de Elementos Finitos Fabrica do Projeto Projeto e Seleção de Equipamentos Resistência dos Materiais Tanques, Silos e Reservatórios

API 579 – Conheça como evitar gastos extraordinários por rejeição de equipamentos com perda de espessura

Confira através deste artigo como é possível garantir a utilização segura de seu equipamento afetado por processos de corrosão ou outros mecanismos de desgaste, evitando sua substituição precoce e economizando dinheiro e recursos.


Equipamentos usados e relatórios de inspeção

Tenho observado vários relatórios de equipamentos usados e tenho verificado que as empresas de inspeção, que também emitem relatórios de análises estruturais, têm rejeitado equipamentos que ainda poderiam ficar em uso normal por mais alguns anos (talvez até dezenas de anos).

Encontrei dois tipos de relatórios:

1.      Aqueles que nem definem os modos de falha que estão sendo analisados.

2.      E aqueles que tratam equipamentos usados como sendo novos.

Sobre o segundo quero falar um pouco agora.

Fabricadoprojeto Analise elementos finitos API PARTE e

A norma API 579 – PARTE 4 e 5, trata equipamentos com perda de espessura por perda de material, seja por corrosão ou outro mecanismo.

Algumas empresas de inspeção, provavelmente por falta de conhecimento da norma, tratam equipamentos usados como sendo novos, rejeitando e solicitando reparos, assim que encontram um ponto com espessura menor que a espessura com corrosão, conforme especificação de projeto.

O que define a norma API 579?

A API 579 prevê, cálculos analíticos em conjunto com cálculos numéricos, em TRÊS NÍVEIS de inspeções. Cada um dos Níveis com maior grau de complexidade de análise. Através da API 579 – é possível analisar corrosões localizadas, além da corrosão admissível de projeto e viabilizar ou não a continuidade de utilização do equipamento, em operação.

Por isso, não deixe de consultar um técnico com experiência, antes de solicitar recursos financeiros aos seus diretores e acionistas, para a substituição ou reparos de seus equipamentos.

Por Eng. José Roberto Pereira - Membro Fábrica do Projeto
Experiência em projeto conforme API 650 / ASME VIII-1 E ASME VIII-2
Profissional com 30 anos de experiência em projetos de Máquinas e 25 anos de experiência em análise pelo Método dos Elementos Finitos.

Confira também: Análise de Tensões e Elaboração de memória de Cálculo para Máquinas e Equipamentos

Faça um orçamento

Ficou interessado no assunto? Sua empresa possui equipamentos dentro das condições apresentadas? Faça uma consulta e orçamento e continue utilizando seu equipamento com segurança: