Transporte de Produtos: Introdução a Transportadores Modulares

Historicamente, a necessidade para transportar produtos de um ponto A para o ponto B existe desde as formações das primeiras civilizações com as tecnologias utilizadas para transportar água potável e grãos. De lá para cá foram criadas inúmeras formas de transportar materiais e produtos e as mais conhecidas e amplamente utilizadas são através de equipamentos transportadores. Os principais e mais importantes elementos responsáveis pelo deslocamento dos produtos são as esteirascorrentes e roletes.

Transportador modular típico

Tipologia dos transportadores

Mas qual a diferença entre os transportadores de banda de lona, esteiras, correntes e roletes?  Confira:

As bandas de lona são produzidas por processo de extrusão, formadas por camadas flexíveis de polímeros (materiais termoplásticos) e geralmente intercalados com alguma malha de fibras para melhorar as propriedades mecânicas. São cortadas para as larguras desejadas, possuem grande número de acessórios e é a aplicação ideal para produtos in natura, grãos, farelos e produtos pastosos e ou, muito úmidos, se adequando facilmente às necessidades dos produtos.

projeto e fabricacao esteiras transportadoras roletes fabricadoprojeto

Nas esteiras plásticas, existem duas grandes divisões, as modulares e as do tipo plataforma, ambas são fabricadas por processo de injeção plástica com uma infinidade de opções de materiais e acessórios. A principal diferença entre as duas divisões são as opções de largura:

As modulares podem ser fabricadas sem um limite teórico de largura.

projeto e fabricacao esteiras transportadoras roletes fabricadoprojeto b

As do tipo plataforma as larguras são determinadas pelo tamanho de cada placa, logo pré-definidas. Essas esteiras são adequadas para quase todos tipos de produtos e de modo geral utilizadas para indústria e o varejo. O fato de possuírem tração positiva (com roda dentada) tornam esses modelos um dos melhores custos/benefícios a médio e longo prazo.

projeto e fabricacao esteiras transportadoras roletes fabricadoprojeto c

Transportadores por Correntes, são comumente associadas aos módulos metálicos e articuláveis montados um após o outro formando o percurso projetado. Amplamente utilizados para cargas e condições extremas. Em algumas indústrias elas são conhecidas como correntes agrícolas:

Pode-se encontrar diversos modelos, sendo algumas linhas normalizadas, algumas do tipo modular muito comuns em giro freezer, fornos e equipamentos especiais. Um local onde é muito fácil de encontrá-las é a indústria de bebidas que trabalha com frascos de vidro, a indústria cerâmica, madeiras, automobilística, entre outras.

projeto e fabricacao esteiras transportadoras roletes fabricadoprojeto d

Transportadores por Roletes, são rolos giratórios montados um após o outro e em linha, que podem ou não ser montados de forma interligada com acionamentos motorizados:

São amplamente utilizados para o transporte de caixas, pallet e linhas automatizadas em centros de distribuição.

projeto e fabricacao esteiras transportadoras roletes fabricadoprojeto e

Para seleção e definição sobre o modelo de equipamento a ser utilizado no processo, o primeiro, e talvez o mais importante de todos os pontos é analisar o “Produto”, responsável por definir boa parte das características necessárias para escolha do modelo de equipamento.
O produto é quem define:

  • tipo de equipamento;
  • As características e normas indispensáveis que o equipamento deve atender;
  • ritmo da linha de produção (velocidade de trabalho);
  •  As condições de trabalho em que o equipamento estará sujeito, características como a temperatura, umidade, agentes químicos etc.;
  • Os cuidados durante o manuseio e entre seus processos.

A importância de conhecer o produto a ser transportado pode fazer toda a diferença entre um bom e um ótimo equipamento. Se este detalhe não for observado durante a fase de elaboração do projeto, todo investimento pode se tornar uma grande dor de cabeça. Possuímos o recente exemplo de uma empresa que contratou a solução através de uma licitação, realizando um grande investimento em uma de suas plantas com promessas de ser um modelo a ser seguido para as demais seis unidades da empresas. Após cinco meses de operação, o valor investido com intervenções para correção de problemas decorrentes da escolha errada, geraram custo adicional que superou 20% do valor originalmente investido.

Atenção: A escolha baseada simplesmente no critério econômico da aquisição pode comprometer todo o processo. Na hora da escolha de um fornecedor, tenha sempre em mente de que a natureza de seu produto precisa ser analisada e atendida corretamente. Portanto, se o fornecedor não demonstra muita preocupação com as especificidades seu produto, pode ser que você esteja optando pelo fornecedor inadequado.

Estamos disponíveis para desenvolver e fornecer projeto e equipamento adequado para sua necessidade, auxiliando na seleção da melhor opção para seu processo. Abra uma consulta com a Fábrica do Projeto! Preencha o formulário abaixo para abrir uma consulta para seu projeto ou produto.

Entraremos em contato com você!

Engº Paulo Rösler
Especialista em projeto e fabricação de transportadores modulares

Abra uma consulta para seu projeto ou equipamento:


*Campos de preenchimento obrigatório.

Informações do projeto ou serviço


*Campos de preenchimento obrigatório.


Autorização sobre as informações


Transporte de Produtos: Introdução a Transportadores Modulares
Rolar para o topo
Holler Box